terça-feira, 17 de abril de 2012

+ textos para interpretação


Promessas

Primeiro dia de aula,
como é bom começar!

Mala nova, tudo novo,
caderno, lápis no estojo,
tudo encapado,
tudo ajeitado,
tudo arrumado,
tudo prontinho.

Não conheço a professora,
também vai ser nova.
Sei que dela vou gostar,
e ela vai gostar de mim.

Prometo estudar bastante,
vou  ser o primeiro da classe.
Não vou ficar de castigo,
nem vou brigar no recreio.

Tudo novo, vida nova.
Novos colegas também.
Mas eu prometo:
este ano,
eu não vou emprestar minha borracha.

Pedro Bandeira
Cavalgando o arco – íris
Ed. Moderna, São Paulo

Vocabulário

Recomeçar – começar de novo
Ajeitado – organizado, arrumado
Bastante – muito
Emprestar – ceder

1. Copie as frases no seu caderno, substituindo as palavras destacadas pelos sinônimos adequados.

a.  A aula recomeçou após o intervalo.
começou de novo – terminou
b. Maria ajeitou seus livros na gaveta.
procurou – organizou, arrumou


c. Está fazendo bastante calor.
pouco – muito
d. Você pode me emprestar a régua?
ceder – devolver

Interpretação do texto

1. Responda.
a. Qual é o título do texto?
R:________________________________________
b. Qual é o nome do autor?
R:________________________________________
2. Sublinhe no texto a parte que mostra o entusiasmo da criança pelo primeiro dia de aula.
3. Responda.
a. Quais materiais escolares a criança vai levar para a escola?
b. Como os materiais escolares estão?
c. O que a criança espera da sua nova professora?
d. E você oque espera da sua nova professora?
e. Que promessas foram feitas antes do reinício das aulas?
f. Das promessas citadas, qual você considera mais importante? Por quê?
g. Existe algum material escolar que você não gosta de emprestar? Qual? Por quê?
h. O que você achou dos seus colegas de turma? Já fez novas amizades?



Gramática

Alfabeto: letras maiúsculas e minúsculas.



A palavra professora tem dez letras.
As letras são sinais que usamos para representar fonemas da nossa língua, isto é, os sons.
Vinte e seis letras formam o alfabeto português. Ele é composto de cinco vogais e vinte e uma consoantes.









As letras destacadas são as vogais; as outras são as consoantes.

Usamos as letras maiúsculas no início das frases e em substantivos próprios, isto é, nomes de pessoas, cidades, países, rios, lojas, escolas, etc.
Exemplos: Erik – Tietê – França – Sandra.

1. Escreva o nome da sua escola. Circule as vogais e risque as consoantes.
2. Coloque as palavras em ordem alfabética. Observe a 1ª e a 2 ª letra.
a. borracha – branco – bumbo – biscoito
b. trigo – toalha – talher – tijolo
c. viagem – Vera – vagão – vulcão
d. porta – pétala – prego – pluma


Ortografia
K – W – Y
Erick, um netinho querido
Fom! Fom!...
Lá vem a Kombi do vovô Wálter anunciando que chegou a hora de passear.
Fom! Fom!...
Erick saia correndo e gritava:
– Venha, Kátia,! Venha, Yara! Corra, Wílson! O passeio vai começar!
Seu Wálter liga o motor e, com o netinho sentado na frente, vai andar pela cidade. O vovô, feliz, ri... buzina... e faz tudo para agradar a meninada.

1. Procure no texto e escreva no caderno:
a. Cinco palavras iniciadas por consoantes.
b. Quatro palavras iniciadas por vogais.
c. Todas as palavras que contenhas as letras k – w – y.

2. Escreva:
a. As letras maiúsculas do alfabeto e circule as vogais.
b. As letras minúsculas do alfabeto e sublinhe as consoantes.

3. Escreva:
a. Nomes de amigos cujas iniciais são vogais.
b. Nomes de amigos cujas iniciais são consoantes.
c. Nomes de frutas iniciadas por vogal.
d. Nomes de frutas iniciadas com consoantes.


História de coisas que a gente gosta

— Bom, eu acho que não tenho bem uma história de amor pra contar. O que eu sei é que gosto da mãe e do pai de um jeito, da Severina, minha irmã, de outro, do Bonifácio, meu tartarugo, de outro ainda, dos meus amigos e amigas de outro, da professora de outro... Só que não sei explicar a diferença.
— E nem precisa, filha.
— Ah, tem outra coisa, seu Nonô. Eu também gosto muito do sol, sabe? Gosto da chuva, do céu, da lua, das estrelas, do arco-íris, das árvores, do mar, do riozinho que tem lá no Ribeirão Fundo, no sítio do meu avô Qim, dos bichos, eu gosto muito dos bichos, seu Nonô. E gosto de tudo isso de um jeito mais diferente ainda. Eu vou contar um segredo para o senhor: de vez em quando eu gosto de fazer poesia para falar dessas coisas tão bonitas... Tem uma que é assim:
Gosto do Sol porque ele tem calor.
E do arco-íris porque ele tem cor.
Da Lua e das estrelas porque dão luz para escuridão.
Da chuva que vem do céu porque lava o mundo e molha o chão.
Daí as plantas podem crescer,
e os animais podem comer,
os rios e o mar podem encher
e as pessoas podem viver.
— Gostou seu Nonô? Eu acho lindo poesia com riam. Quando a gente lê em voz alta e ouve o fim das palavras igualzinho, fica tão bonito, não fica?
— Fica uma beleza, Serafina, uma beleza!

Cristina porto
O dicionário de Serafina
Ed. Ática, São Paulo

Interpretação do texto

1.  Com quem Serafina estava conversando?

2. Serafina sabe explicar o jeito de gostar das pessoas e das coisas? Por quê?

3. Qual foi o segredo que Serafina contou para seu Nonô?

4. De que tipo de poesia Serafina gosta? Por quê?

5. Copie completando de acordo com a poesia que Serafina fez.

Gosto do Sol porque________________________________________.
E do arco-íris porque_______________________________________.
Da lua e das estrelas porque__________________________________.
Da lua e das estrelas porque___________________________________.
Daí as plantas____________________________,
e os animais_______________________________,
os rios e o mar_____________________________
e as pessoas____________________________________.

6. Existe alguém especial para quem você conta seus segredos? Quem?









1.      Texto: MEU IRMÃOZINHO ME ATRAPALHA  (Ruth Rocha)

Eu tenho um irmãozinho que se chama Pedro. A gente chama ele de Pedrinho. Ele é bem bonitinho e eu gosto muito dele. Acho que eu gosto.

Antes que ele nascesse eu vivia chateando a minha mãe pra ela me arranjar um irmãozinho. Eu até andava pra trás, porque quando uma criança anda pra trás, é porque ela vai ganhar um irmãozinho.

E fui eu que escolhi o nome dele: Pedro, que é o nome do meu melhor amigo. E no dia que ele nasceu, eu fui no hospital visitar minha mãe e meu pai botou ele no meu colo! E ele era tão pequenininho! Eu até achei que eu tinha que tomar conta dele sempre!

Mas às vezes, meu irmãozinho me atrapalha!
Ele é muito pequeno e não sabe brincar das coisas que eu sei!
E ele se mete nas minhas brincadeiras e atrapalha tudo!

E a minha mãe fica me enchendo, que ela quer que eu leve ele pra todo lugar que eu vou: pra brincar na areia, pras festas de aniversário, pra ir ao shopping com meu pai.

Quando a gente sai na rua, todo mundo fica dizendo:
“Que bonitinho!”
“Que engraçadinho!”
Eu não acho graça nenhuma, que eu quero andar depressa e ele não sabe andar depressa...

E se eu quero comprar alguma coisa a minha mãe diz:
“Você já ganhou um presente hoje! Agora é a vez do Pedrinho!”

Antigamente, meu pai me contava uma história, antes de dormir.
Mas agora, ele não quer fazer barulho, pro Pedrinho não acordar!

Então ele me leva pra sala, pra contar histórias, e eu acabo dormindo no sofá!

E os meus tios e os meus primos, quando eu chego na casa da vovó, só ficam brincando com o Pedrinho e não ligam mais pra mim...

E quando o Pedrinho fica doente? Todo mundo só quer saber dele, só manda eu ficar quieto, pra não acordar ele, e todo mundo traz presentes pra ele e esquece de me trazer presentes...

Mas no outro dia eu estava um pouquinho doente. Aí minha mãe nem foi trabalhar pra ficar comigo e a minha tia passou o dia todo me agradando e meu pai me trouxe um monte de brinquedos.
É! Aquele dia foi bom!

Também foi bom no outro dia, quando a vovó veio lá em casa, e todo mundo estava fazendo festa pro Pedrinho, e ela disse:
“Eu quero é ver o Miguel! Que eu gosto muito do Miguel!”
Aí minha avó me pegou no colo, me contou um monte de histórias e disse que eu já estava ficando muito grande e muito bonito!
Ela até falou que ela gostava de brincar comigo, porque eu sei brincar de uma porção de coisas, que o Pedrinho ainda não sabe.

E quando meu amigo veio na minha casa e disse que não queria brincar com o Pedrinho que ele era chato, eu fiquei louco da vida e disse que meu irmão não era chato, nada! Só se fosse o irmão dele!

Porque o Pedrinho é bem bacana!
Ele anda de um jeito diferente, e ele fala umas coisas engraçadas. Ele brinca comigo de carrinho e de pegador e a gente joga bola junto

E eu boto ele no carrinho de brinquedo e empurro pela casa toda, e ele ri muito e eu também.

Está certo que às vezes criança pequena atrapalha.
Mas também, às vezes, criança pequena é bem divertida!
E sabe de uma coisa?
Eu não acho que eu gosto dele.
Eu sei que eu gosto muito, muito mesmo do meu irmãozinho!

2.      Interpretação:

a)      O texto que você acabou de ler é uma narrativa. Que tipo de narrativa é apresentada? Retire uma frase do mesmo que justifique a sua resposta.
b)      Quem escolheu o nome do irmãozinho e por quê?

c)      Relacione o título do texto com a história:

d)     Você acredita realmente que Miguel não goste de seu irmão? Justifique sua resposta:
e)      Você tem irmão ou irmã? Como é o relacionamento entre vocês?

f)       Se a resposta anterior foi negativa, gostaria de ter um irmão ou irmã? Por quê?

3.      Redação:

Crie uma narrativa onde você possa descrever as características de um amigo ou amiga que você considera como irmão.

- Quem é essa pessoa? Onde a conheceu? Há quanto tempo a conhece?

- Faça a descrição dessa pessoa.

- Qual a importância dessa pessoa na sua vida?

A) LEITURA
Água, dona da vida



Água é sustentação
Da vida única e saudável
O mundo a ela se rende
E o ser humano depende
De que ela seja potável!

Mas há um alerta urgente
Na pesquisa confirmada
Chegando a nos assustar
Que a ÁGUA pode faltar
Se não for economizada!
O nosso sistema hídrico
Está com deficiência
Passando por sacrifícios
Devido aos desperdícios
Ocorridos com frequência!

Desperta povão, desperta
Está na hora de acordar
ÁGUA é dona da VIDA
E não pode ser poluída




Vocabulário
Hídrico – Da, ou pertencente à água

B) INTERPRETAÇÃO


a- O texto que você acabou de ler é:
(   ) um poema com 3 estrofes e 19 versos;
(   ) um poema com 4 estrofes e 19 versos;
(   ) um poema com 4 estrofes e 20 versos.

b- ”Água é sustentação /  Da vida única e saudável”
* Os versos indicam que:
(   ) a água é dispensável para a vida;
(   ) a água é fator de extrema importância para uma vida sadia;
(   ) a água é fator que sustenta a má qualidade de vida.

c- “E o ser humano depende / De que ela seja potável!”
* Baseando-se no texto, explique os versos destacados acima.


d- “Devido aos desperdícios / Ocorridos com frequência!”
Que atitudes indicam o desperdício de água? Indique duas.

ð

ð

e- De acordo com a leitura, marque V ou F nas afirmativas a seguir.

A água vem sendo desperdiçada frequentemente. (   )
O texto serve como alerta na preservação da água. (   )
O sistema hídrico está em excelentes condições. (   )
Pesquisas já apontam para uma possível falta de água no planeta. (   )


C) PRODUÇÃO DE TEXTO

   A ONU (Organização das Nações Unidas) redigiu um documento em 22 de março de 1992, intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que diz o seguinte: “A água é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.”
   Sendo assim, agora é a sua vez de falar sobre a água! Você deverá escrever uma narrativa em 3ª pessoa (narrador observador) sobre esse tema importante. Siga as orientações abaixo:

1º parágrafo: Fale sobre a importância da água para o planeta.
2º parágrafo: Indique como o ser humano pode ajudar na preservação desse elemento.
3º parágrafo: Quais as boas consequências que aparecerão no planeta diante da preservação da água.